quarta-feira, 5 de junho de 2013

            Guardo boas recordações sobre a minha vivência de leitura e escrita, não tive dificuldades na aprendizagem. Conheci a leitura e escrita através de cartilhas e acho que foram muito úteis, pois a partir delas adquiri habilidades para construção de vida.
            Lembro-me que demorei um pouco para conseguir escrever letra cursiva, só escrevia com letra de forma e a minha professora insistia e ensinava-me, quando de repente comecei a fazer uso dessa forma de escrever, sendo que hoje só em situações obrigatórias faço uso da escrita de letra de forma.
            No momento vivencio o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita da minha neta e observo que a cada progressão é uma alegria para ela.  Na escola durante as aulas de língua portuguesa também os alunos (a maioria) apresenta progressões e percebo o mesmo entusiasmo e alegria por parte deles. Acho que independente da forma de ensinar (forma tradicional, construtivista ou outras), o importante é que a criança (o aluno) aprenda, que seja prazeroso e que tenha oportunidades de desenvolver cada vez mais e melhor essa pratica.

            Observação: No momento na escola, tenho uma ex-aluna de primeira série trabalhando como professora a qual ensinei a ler e escrever. Fiquei feliz quando a reencontrei desta vez como minha colega de trabalho, acho essa profissão muito gratificante e apesar das dificuldades sinto prazer em realizá-la. 

             Trabalho da área de educação há 18 anos, começando como PEB1 e no momento estou atuando como PEB2, ministrando aula para o 6º Ano - 7ª Série do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário